Secretaria de Saúde de Minas Gerais alerta para disparo na ocupação hospitalar em todo o estado nas últimas semanas de dezembro

Instituto Guaicuy atualiza painel epidemiológico das áreas 04 e 05 e adverte para subnotificação dos municípios durante o recesso 

Na tarde de hoje, dia 05 de janeiro, o Secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, noticiou um grande aumento da ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva em todo o estado de Minas Gerais por covid-19. Cabral também alertou que esses números ainda não refletem o relaxamento da população nas festas de final de ano e que as quantidades de casos e internações devem crescer nos próximos dias. Também prevendo esse risco, o Instituto Guaicuy instituiu, desde ontem (04), o regime de trabalho à distância para toda a equipe durante a primeira quinzena de janeiro. 

No Boletim Epidemiológico* da semana de 27 de dezembro a 02 de janeiro, o Guaicuy traz o alerta de que dados ainda possam apresentar uma subnotificação por conta do recesso de final de ano, da transição dos mandatos municipais e também do deslocamento de parte da população durante o final do ano. Por conta disso, a orientação, tanto do Guaicuy quanto da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais, é de grande cautela nas próximas semanas. 

Mesmo com as subnotificações, o boletim produzido pelo Guaicuy mostra que houve um aumento de 09% dos casos na Área 04 e de aproximadamente 07% na Área 05. Nas últimas duas semanas, Curvelo foi o município com maior aumento nas confirmações de coronavírus nas últimas duas semanas, com 247 novos casos e 08 óbitos. A cidade já registrou 1723 casos e 41 óbitos. 

Na área 05, o município com maior número de novos casos foi Três Marias, 89 casos e 03 óbitos nas últimas duas semanas. Desde o começo da pandemia, a cidade teve 623 casos e 16 mortes. 

*Com base nos dados disponibilizados pela SES-MG e pelas secretarias municipais, o Guaicuy atualiza, semanalmente, o painel epidemiológico que reúne as informações das regiões 04 e 05 de comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale no Complexo Minerário do Córrego do Feijão.

Área 04: Pompéu e Curvelo

Área 05: Felixlândia, Três Marias, Abaeté, Morada Nova de Minas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Biquinhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui