Foram realizados dois encontros encontros virtuais para conversar com as pessoas atingidas sobre a saúde. As rodas aconteceram nos dias 19 e 20 de agosto.
💬 “Acima dos valores financeiros, nós perdemos as histórias de vida que nós temos aqui” morador da área 4
💬 “Já tem um ano e meio que rompeu a barragem e eles não mostraram uma análise da água pra gente. A gente não sabe se tá sendo enganado. A gente tá comendo o peixe e nem sabe se pode comer o peixe, não sabe o que vai dar” Morador da área 5
Na quarta e na quinta-feira da semana passada, a equipe da Saúde recebeu os moradores das regiões do baixo Paraopeba (área 4) e do entorno do lago de Três Marias (área 5) para um bate-papo virtual sobre como anda a saúde da população após o rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho.
Distúrbios gastrointestinais, problemas na pele, desordens de sonho e afetações na saúde mental, como ansiedade e depressao, são recorrentes nas falas das pessoas atingidas.
Também foram comuns relatos sobre o medo de entrar na água e de pescar, causado pela falta de informações sobre contaminação dos rejeitos.
A equipe da Saúde orientou aos moradores a guardar notas fiscais de médicos e prontuários médicos para serem incluídos na ação de reparação.
As rodas de conversa, que têm sido muito bem avaliadas pelas populações, têm permitido a aproximação com as pessoas para continuar fortalecendo uma luta coletiva.