Comunidades e prefeituras terão mais um mês para apresentar propostas para fortalecimento de serviços públicos
Após pedidos das Assessorias Técnicas Independentes (Guaicuy, Aedas e Nacab), o Comitê de Compromitentes (Ministério Público de Minas Gerais, Defensoria Pública de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Governo do Estado de Minas Gerais) determinou a prorrogação do prazo para a apresentação de projetos do anexo 1.3. A data agora é 05 de junho. Antes estava definido que eles deveriam ter sido apresentados até o dia 05 de maio.
No total são R$ 2,5 bilhões destinados para o anexo 1.3 que contempla projetos de reforço de serviços e políticas públicas nos municípios da bacia do Paraopeba e Lago de Três Marias que foram atingidos pelo rompimento da barragem da Vale.
Com o novo prazo, as prefeituras e as comunidades atingidas e prejudicadas terão mais tempo para propor projetos. Até o momento, o Guaicuy enviou 921 propostas de localidades em Curvelo, Pompéu, Abaeté, Biquinhas, Felixlândia, Morada Nova de Minas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias para os compromitentes analisarem.
O comunicado foi enviado pelo Comitê dos Compromitentes às assessorias técnicas. No documento, os órgãos afirmam que a decisão foi para “o melhor interesse das pessoas e municípios atingidos”.