A Pesquisa Saúde identifica danos provocados, influenciados ou intensificados pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, que afetou comunidades ao longo do Rio Paraopeba e da região do Lago de Três Marias. 

O estudo trata sobre problemas de saúde física, como alergias na pele e dores de barriga, e também sobre questões de saúde mental, como depressão e ansiedade.

A Pesquisa Saúde é realizada pelo Instituto Guaicuy, em parceria com o Instituto Olhar, que faz entrevistas por meio de um questionário.

O estudo utiliza a metodologia amostral e apenas algumas pessoas serão entrevistadas, representando toda a comunidade. Não existe prejuízo algum em não participar do estudo. As entrevistas começam em 19 de outubro de 2021 e são feitas com gestores, profissionais de saúde e pessoas atingidas pelo rompimento.
A Pesquisa Saúde vai registrar informações que vão contribuir para a elaboração coletiva da Matriz de Danos, instrumento para que as pessoas atingidas possam reivindicar uma reparação e uma indenização individual mais justa. Além disso, ela analisa a situação de saúde das comunidades a partir de relatos de pessoas atingidas, profissionais e gestores da saúde, e também documenta os impactos do rompimento nos serviços de saúde dos municípios afetados, como o aumento de demandas, a necessidade de novos serviços, entre outros.

Para mais informações, entre em contato com o Guaicuy: (31) 9 7102-5001.