O que faço se meu pagamento emergencial foi interrompido?

Bom, primeiro é bom saber que o Instituto Guaicuy não faz esse pagamento, nem cadastra as pessoas para recebê-lo. O pagamento é uma obrigação da Vale e o cadastro também foi feito pela mineradora.

Esse pagamento emergencial foi determinado pelo juiz logo depois do rompimento da barragem e é pago pra quem que se cadastrou com a Vale até novembro de 2019. Ele abrange apenas quem mora à um quilômetro do Paraopeba e no momento, não é possível se cadastrar. 

Se você recebia o pagamento emergencial e parou de receber,deve ligar para a Vale no número: 0800 888 11 82. É muito importante que sempre que  falar com a Vale, anote o dia, horário, nome do atendente e o protocolo da ligação.

Caso a Vale não dê resposta em cerca de cinco dias, você deve conversar com a gente do Guaicuy. Mas pra que, se o Guaicuy não paga nada? 

Um dos papéis importantes do Guaicuy é juntar informações para repassar ao Ministério Público e a Defensoria Pública que vão apresentar tudo isso para o juiz. Por isso, é muito importante a gente saber quantas pessoas deixaram de receber o pagamento sem aviso, onde elas moram, quando falaram com a Vale… 

Então, resumindo:

O pagamento emergencial deve ser feito pela Vale;

E por este ser um processo judicial coletivo, você pode contar com a Assessoria Técnica, o Ministério Público e a Defensoria para entender e defender seus direitos. 

Lembrando que pra conversar com a equipe Guaicuy, você pode ligar ou enviar uma mensagem de WhatsApp para o número: 31 9 7183-7960.

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