De acordo com o novo levantamento, a melhora no número de pessoas infectadas pela Covid-19 tem permitido o avanço da Onda Vermelha para a Onda Amarela em alguns municípios, porém, é imprescindível manter todos os cuidados para evitar maior propagação da doença . Confira os dados da semana de 25 de abril a 1º de maio.
Na mais recente avaliação do Comitê Extraordinário Covid-19, feita na última sexta-feira, dia 30 de abril, algumas cidades avançaram nas classificações do plano Minas Consciente. De acordo com o último levantamento, nenhum dos 10 municípios assessorados pelo Instituto Guaicuy está na Onda Roxa atualmente, o período de maiores restrições de todo o plano.
Abaeté, Biquinhas, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Pompéu e Paineiras estão na Onda Vermelha. Com exceção de Biquinhas e Martinho Campos que já faziam parte da classificação na Onda Vermelha na semana anterior, todas as demais avançaram.
Quatro cidades apresentaram uma leve diminuição no número de notificações por infecção de acordo com a semana anterior, são elas: Curvelo, com 119 confirmações, quatro a menos que a semana anterior, Felixlândia, com 24 casos, seis a menos que o último levantamento, São Gonçalo do Abaeté, com nove notificações positivas, quatro a menos que na avaliação anterior e Três Marias, que confirmou 42 casos, seis a menos que na última semana. Os quatro municípios foram os mesmos que avançaram da Onda Vermelha para Onda Amarela, segundo a mais recente avaliação do Comitê.
Apesar de novas classificações e a discreta melhora das cidades que avançaram para a Onda Amarela, a maior parte dos municípios que se encaixam atualmente na Onda Vermelha apresentaram aumento no número de pessoas infectadas e, dentre eles, três se destacaram: Pompéu com 20 casos a mais que o levantamento feito na semana anterior, seguido por Abaeté com 38 casos, 17 a mais se comparado a última avaliação e por fim Morada Nova de Minas, que somou 12 confirmações positivas para Covid a mais que a última semana. Desse modo, todos os municípios que estão hoje na Onda Vermelha apresentaram aumento no número de casos segundo o mais recente levantamento.
Você sabe como escolher uma boa máscara?
O primeiro passo é escolher uma máscara que:
- Tenha duas ou mais camadas de proteção;
- Cubra completamente o nariz e a boca;
- Encaixe nas laterais do rosto e não deixe espaços vazios;
- Seja possível fazer um ajuste por cima do nariz para evitar que o ar escape para a parte de cima da máscara
Muito importante! Não escolha uma máscara que:
- É feita de tecidos que dificultam a respiração;
- Tem válvula de expiração ou aberturas;
- Sejam destinadas para profissionais da saúde e estejam em falta no mercado.
É fundamental que, mesmo com uma discreta melhora em alguns municípios, as pessoas não se descuidem com os métodos de prevenção. Por isso, continue atento às recomendações dos órgãos de saúde e faça sempre o uso da máscara e do álcool 70%.
Acesse também o nosso Painel de Monitoramento Epidemiológico do Guaicuy.