O Instituto Guaicuy, entidade sem fins lucrativos, credenciada para concorrer no processo de eleição da assessoria técnica independente – ATI às pessoas atingidas pela elevação do nível de emergência e das obras de intervenção no Sistema Pontal, em Itabira/MG, vem a público repudiar condutas que estejam em desacordo com o que foi estabelecido pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG referente às regras deste processo eleitoral.
Conforme estabelecido pelo MPMG, a divulgação do trabalho das entidades credenciadas, bem como o pedido de votos para qualquer das entidades, poderia ser feito somente até às 18:00h do dia de ontem (08/08). Esta e outras regras foram repassadas pelo Instituto Guaicuy a seus apoiadores/as, a quem solicitamos que se abstivessem de praticar condutas que poderiam ser caracterizadas como vetadas.
Em que pese a preferência dos/as eleitores/as por uma ou outra entidade credenciada, o que é absolutamente normal, considerando que o processo de eleição é justamente para escolha, o Instituto Guaicuy reforça que essa preferência não pode se converter em condutas que desabonem o trabalho de qualquer das entidades credenciadas.
Todas as entidades credenciadas, quais sejam, o Instituto Guaicuy, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais, e a Fundação Israel Pinheiro, preencheram os requisitos estabelecidos no edital publicado pelo MPMG, e passaram por uma avaliação criteriosa para serem credenciadas. Neste sentido, todas as entidades citadas comprovaram experiência técnica anterior, e estão habilitadas para prestar assessoria técnica independente.
O Instituto Guaicuy reitera o seu compromisso de observar as regras estabelecidas pelo MPMG, e se coloca à disposição para contribuir com um processo eleitoral que seja pacífico e respeitoso para todas as partes envolvidas.
José de Castro Procópio
Presidente do Instituto Guaicuy
Belo Horizonte/MG, 09 de agosto de 2022
Acesse o arquivo com a nota: