Nota do Instituto Guaicuy sobre a cheia do Rio Paraopeba e as recentes chuvas em Minas Gerais

Foto: Correio de Minas

O Instituto Guaicuy vem acompanhando com grande apreensão o período de cheia do Rio Paraopeba e o volume de chuvas recentes no estado, embora não tenhamos uma competência legal sobre ações emergenciais.

Em vários pontos da bacia já ocorreram inundações, como é o caso de Brumadinho, Pompéu e também na região da área 5 como em Abaeté, dentre vários outros municípios, o que gera perdas materiais, riscos à saúde e à vida das pessoas.

Neste momento, é fundamental que as pessoas se protejam, evitando ficar próximos das margens do rio, na chamada mancha de inundação, e que na iminência de que a sua casa possa ser atingida retire com antecedência os seus bens para um local seguro, guarde consigo os seus documentos e evite um contato direto com as águas da enchente.

Ainda não sabemos totalmente os efeitos que este período de cheia terá no comprometimento da bacia, já impactada pelo rompimento da Barragem do Complexo Minerário do  Córrego do Feijão, operada pela Vale. 

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil | Brumadinho, MG – As ruas são tomadas pela água que transbordou do Rio Paraopeba devido à chuva que caiu na região

Seguimos alertas, buscando atualizações sobre a segurança da barragem da Usina de Retiro Baixo e da barragem da Usina do Carioca (esta última no município de Pará de Minas) para passar informações seguras a todos, assim como seguimos acompanhando os desdobramentos destes eventos climáticos.

Com o quadro dramático das cheias no Paraopeba, a dificuldade e o perigo que se apresentam os deslocamentos nas estradas, as agendas de reuniões previstas ficaram comprometidas, assim, a princípio, todas as atividades de campo do Instituto Guaicuy estão suspensas e serão avaliadas ao longo desta semana, à medida em que novas informações sejam disponibilizadas. 

Existem várias ações solidárias pedindo ajuda para socorrer de uma forma imediata e urgente as comunidades atingidas. Dentre eles, destacamos a coordenada pela  Cáritas, ligada à Arquidiocese de Belo Horizonte. Os dados para doações são as seguintes: Providens Ação Arquidiocesana Social – Banco Santander ag. 3476 e conta 13077880-2, CNPJ 13077880-2, ou Vicariato para ação social, Banco do Brasil Ag.3494-0 e conta corrente 26227-7.

Informamos também alguns telefones de urgência: 

  • 199 para a Defesa Civil 
  • 193 para o Corpo de Bombeiros.

Solidarizamo-nos com todos os atingidos e nos colocamos à disposição para o que estiver ao nosso alcance.

Instituto Guaicuy

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia!
    Muito importante toda a mobilização da sociedade neste momento.
    Aproveito assim, para fazer um destaque sobre os números de contato telefônico:
    Defesa Civil: 199
    Corpo de Bombeiros: 193

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui