Mais dois municípios assessorados pelo Instituto Guaicuy avançaram para a Onda Vermelha, de acordo com a última atualização feita pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Apesar disso, dos seis municípios que hoje se enquadram em uma fase menos restritiva, metade apresentaram aumento no número de casos em relação à semana anterior.
De acordo com a última atualização do Comitê Extraordinário Covid-19, no dia 22 de abril, Martinho Campos e Biquinhas, ambos da área 5, avançaram da Onda Roxa para a Onda Vermelha nesta semana. Desse modo, as duas cidades se juntam a São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia, Três Marias e Curvelo, que já estavam classificadas em avanço desde o Boletim Covid anterior.
Permanecem na Onda Roxa os municípios de Abaeté, Paineiras, Pompéu e Morada Nova de Minas, de acordo com o mais recente informe epidemiológico, da semana entre os dias 18 a 24 de abril.
Segundo o último levantamento, quatro cidades apresentaram aumento no número de pessoas infectadas pela Covid-19 em relação aos dados da semana anterior, foram elas: São Gonçalo do Abaeté, que na última semana registrou 13 novos casos, sete a mais que na semana anterior, Felixlândia com 30 casos, cinco a mais que o último registro, Martinho Campos com 56 notificações, seis a mais que a semana anterior e Paineiras com sete casos, três a mais que o último levantamento. Com exceção de Paineiras, que permanece na Onda Roxa, as outras três foram classificadas em avanço dentro do programa Minas Consciente para a Onda Vermelha.
Em relação ao números de casos positivos para infecção desde o início da doença até este levantamento, dentre os municípios das áreas 4 e 5, três apresentaram os maiores índices até aqui, Curvelo, com 3.588 casos ao longo da pandemia, seguido por Pompéu, com 2.029 registros e Três Marias, com 1.577 casos. No que diz respeito ao número de óbitos, mais uma vez Curvelo aparece na primeira colocação, com 163 falecimentos desde o início da pandemia, sendo 13 na última semana. Em seguida, aparece a cidade de Três Marias, com 41 óbitos, sendo três na última semana e por último Pompéu, com 39 óbitos e um referente a última semana.
É seguro usar ônibus para viajar?
Na dica de hoje, o Guaicuy traz algumas informações sobre como você pode se cuidar viajando de ônibus. É muito importante que, sempre que possível, as pessoas evitem ao máximo este tipo de transporte, porém, se necessário utilizar, siga algumas dicas:
- Escolha os horários que estão fora dos momentos de pico, justamente pelo número menor de pessoas fazendo uso desta modalidade de transporte;
- Procure se deslocar em ônibus que tenham janelas que podem ser abertas;
- Tenha o álcool 70% para higienização constante das mãos;
- Faça o uso da máscara durante todo o percurso;
- Troque sua máscara a cada duas horas de uso e, se ela estiver suja, fique o mais longe possível dos outros passageiros;
- Evite ao máximo tocar em superfícies. Caso ocorra, higienize as mãos;
- Evite comer ou beber dentro do transporte. Planeje fazer isso quando não estiver perto de outras pessoas e estiver fora do veículo;
Continue com os cuidados de prevenção contra a Covid-19, por isso, o uso da máscara e do álcool 70% permanecem essenciais. E lembre-se, a pandemia não acabou!
Quer saber mais? Acesse o nosso Painel de Monitoramento Epidemiológico do Guaicuy.