Livro reúne relatos de experiências de entidades que têm atuado como Assessorias Técnicas Independentes; museu virtual tem dados levantados com famílias prejudicadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana
Nesta terça-feira, 24 de maio, a Cáritas MG lançará o museu virtual “Mariana Território Atingido” e o livro “O direito das comunidades atingidas pela mineração à Assessoria Técnica Independente”. Enquanto a obra reúne contribuições e relatos de experiências de entidades que têm atuado como Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) junto a comunidades atingidas pela mineração, o museu busca ampliar as informações coletadas, dando visibilidade à história das comunidades e ao impacto causado pelo desastre-crime em cada uma dela.
O lançamento marca a conquista dos moradores ao direito à Assessoria Técnica Independente (ATI). O programa oferece suporte integral e foi garantido com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais e do Ministério Público Federal, em 2016.
O museu
O museu virtual é um marco importante para contar a história dos atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão (da Samarco, Vale e BHP Billiton), em Mariana, em 05 de novembro de 2015, que provocou a morte de 19 pessoas, além de destruir comunidades e contaminar o Rio Doce e seus afluentes com rejeitos de mineração.
Assim, o museu será composto por mapas comunitários sobrepostos aos dados levantados nos atendimentos às famílias atingidas, mostrando o antes e o depois do rompimento. A coordenadora operacional da ATI da Cáritas, Laís Jabace, explica que o mapa foi elaborado a partir de imagens atuais de satélite, que mostram o dique que conteve o percurso da lama.
Lançamento em Belo Horizonte
Evento Gratuito e aberto ao público:
Lançamento em Belo Horizonte
Dia: 24 de maio, terça-feira, às 8h30
Local: Auditório do Colégio Santo Agostinho
(Av. Amazonas, 1.803, Santo Agostinho)
Lançamento em Mariana
No dia 3 de junho, ocorrerá o lançamento do museu e do livro da Cáritas em Mariana. O evento contará com mesa temática com representantes da Comissão de Atingidos, do Curso de Jornalismo da UFOP, do Observatório Café/UFOP e da Cáritas. Composto de forma dinâmica, o museu apresenta conteúdos hipermídia sobre o território afetado, elaborados a partir do trabalho desenvolvido pela entidade durante os quatro anos de cadastro realizado no âmbito da ATI no município. O lançamento será no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)/Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Mariana, às 18h.
Quer saber mais sobre o livro, o museu e os eventos de lançamento? Clique aqui para acompanhar a Cáritas MG nas redes sociais.
Serviço
Lançamento do livro “O direito das comunidades atingidas pela mineração à Assessoria Técnica Independente”
Quando? 24 de maio, terça-feira, às 8h30
Onde? Auditório do Colégio Santo Agostinho (Belo Horizonte)
Lançamento do museu virtual “Mariana Território Atingido”
Quando? 3 de junho, sexta-feira, às 18h
Onde? Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)/Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) (Mariana)