Em mais uma semana, municípios da área 4 (Pompéu e Curvelo) e da área 5 (Biquinhas, Paineiras, Martinho Campos, Abaeté, São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia, Morada Nova de Minas e Três Marias) continuam dentro da onda de restrições do Plano Minas Consciente. Acompanhe o Informe Epidemiológico entre os dias 06 e 12 de junho.
Municípios assessorados pelo Instituto no baixo Paraopeba e na região do Lago de Três Marias continuam dentro da Onda Vermelha do programa Minas Consciente, criado pelo Governo do Estado de Minas Gerais para o controle da pandemia de Covid-19 nas cidades mineiras.
Informe Epidemiológico:
Segundo o último levantamento, algumas cidades apresentaram aumento no número de notificações positivas para a doença, foram elas: Três Marias, que nesta semana identificou 72 casos no território, 17 a mais que na última semana, que havia registrado 55. Biquinhas também apresentou um saldo positivo com 16 casos confirmados depois de um longo período sem notificações na cidade.
Por outro lado, em relação à avaliação anterior, seis municípios apresentaram queda no número de casos nesta semana, foram eles: Curvelo, Pompéu, Martinho Campos, São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia e Paineiras. Curvelo, apesar de uma leve melhora no comparativo, continua sendo a cidade com maior número de infecções e de óbitos aos longo pandemia, já são 4.422 casos registrados e 231 mortes, sendo nove na última semana.
MÁSCARAS DE ACRÍLICO E VINIL, PODEM?
Não, não pode! Estamos em um cenário em que as pessoas sentem falta dos sorrisos e da expressão dos rostos dos amigos e familiares durante este período de pandemia, porém, infelizmente, máscaras de acrílico (plástico transparente) não devem ser usadas porque não protegem de modo adequado e não garantem a proteção necessária para conter o vírus da COVID-19, uma vez que permite a entrada e saída de ar sem barreiras de proteção adequada.
É importante reforçar que as máscaras de materiais adequados e com o uso correto são fundamentais para ajudar a evitar a contaminação e transmissão da COVID-19. Máscaras consideradas adequadas possuem camadas de tecido dupla, tripla, de material cirúrgico ou são do tipo denominado máscara/respirador “N95/PFF2”.
Além do material, é importante que a máscara cubra completamente o nariz, a boca, e encaixe nas laterais do seu rosto, de modo que não haja entradas de ar pelas laterais, parte superior ou inferior da máscara.
Para uma maior proteção use máscaras adequadas, da forma correta e de maneira consciente, dessa forma, você protege a si mesmo e a sua família.