Um posto para atendimento referentes ao Programa de Transferência de Renda (PTR) foi inaugurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na terça-feira (7), em Pompéu (MG). O posto visa atender pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale na Região 4 (Pompéu e Curvelo).
O posto de atendimento da FGV em Pompéu está funcionando na Av. Capitão Joaquim Antônio, n°823, galpão 02, bairro São Francisco, de terça à sábado, das 8h às 17h. Além de Pompéu, a FGV também possui atendimento fixo em Brumadinho, Betim e Esmeraldas.
É importante lembrar que a FGV é a responsável pelo atendimento, análise dos documentos, cadastro e pagamento do PTR às pessoas atingidas pelo desastre-crime da Vale desde novembro de 2021.
As Assessorias Técnicas Independentes (ATIs), como o Guaicuy nas Regiões 4 e 5, apenas acompanham e assessoram as pessoas atingidas que buscam a efetivação de seus direitos, não sendo responsáveis pela gestão do PTR.
PTR ou Anexo 1.2 do Acordo
O PTR destina um valor mensal às pessoas atingidas ou prejudicadas pelo rompimento da barragem da Vale que atendam aos critérios estabelecidos para inclusão. Ele foi previsto no Acordo Judicial, assinado em fevereiro de 2021 pelas Instituições de Justiça, Estado de Minas Gerais e Vale. O objetivo do PTR é garantir o restabelecimento das economias locais além de condições materiais para as populações que vivem nas comunidades atingidas, enquanto aguardam pela reparação integral.
Tem dúvidas sobre o PTR?
A Fundação Getúlio Vargas, responsável pela gestão e pagamento do PTR, possui, além do posto permanente, canais de informações sobre o Programa. Em caso de dúvidas, consulte o site, clicando aqui, ou ligue para o telefone: 0800 032 8022.