Na terça (20/10) e quarta (21/10), a equipe de Estudos econômicos do Instituto Guaicuy realizou encontros virtuais com pessoas dedicadas a atividades do turismo. O objetivo foi conhecer melhor as realidades das regiões e entender alguns danos causados à atividade turística pelo rompimento da barragem da Vale sobre o rio Paraopeba em janeiro de 2019.
Nas reuniões, turismólogas do Instituto apresentaram dados sobre o turismo da região e escutaram moradores de Pompéu, Curvelo, Morada Nova, Felixlândia, Três Marias, Abaeté e demais comunidades ao redor da represa de Três Marias, sobre as afetações que percebem ao turismo das localidades.
Entre outras coisas, as pessoas relataram a diminuição no número de turistas e a afetação na imagem das localidades devido às noticias de contaminação que circularam na imprensa depois do rompimento da barragem.
Também contaram da dificuldade para alugar casas e pousadas, a diminuição na venda de produtos como ovos, leite e doces e a queda da demanda turística pela insegurança da qualidade das aguas.
Esses primeiros encontros serviram como informação para levantamento de danos relacionados ao turismo e para pensar novas atuações em campo. A atividade já está sendo preparada pela equipe dos Estudos econômicos do Instituto.