Direito ao Programa de Transferência de Renda é tema de manifestação na sede da FGV em Pompéu

    O coletivo auto-organizado Guerrei@as, formado por pessoas atingidas de Curvelo, Pompéu e comunidades da região da represa de Três Marias, vai realizar uma manifestação no próximo sábado (19), às 10h, na sede da Fundação Getulio Vargas (FGV) em Pompéu. O motivo do ato é a reivindicação pelo direito ao Programa de Transferência de Renda (PTR), administrado pela FGV.

    O trabalho da FGV no PTR é de análise, cadastro e pagamento dos valores referentes ao programa, que faz parte do Anexo 1.2 do acordo judicial firmado entre a Vale e o Poder Público em 2021. Desde que a FGV passou a administrar o programa, as pessoas atingidas vêm registrando reclamações sobre os critérios definidos pelas Instituições de Justiça (IJs) para o pagamento do PTR, sobre a documentação exigida para a realização do cadastro (que muitas vezes não condiz com a realidade dos moradores de regiões rurais) e sobre a morosidade dos cadastros e aprovações. 

    O grupo Guerreir@s também reivindica a revisão de algumas Poligonais, que são representações em mapa que estabelecem os limites geográficos das comunidades que poderão receber o PTR. A manifestação conta com o apoio do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). 

    O ato será neste sábado, às 10h, em frente à sede da Fundação Getúlio Vargas em Pompéu (Avenida Capitão Joaquim Antônio 823, Galpão 2, bairro São Francisco).

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui