Para que serve?
O DFIPA (Diagnóstico Familiar e Individual sobre Perda das Pessoas Atingidas) é uma das etapas fundamentais para o mapeamento das perdas e danos em decorrência do rompimento da barragem da Vale no Complexo Minerário do Córrego do Feijão, em 25 de janeiro de 2019. A partir deste levantamento, o Instituto Guaicuy irá detalhar os diferentes níveis de danos causados pela mineradora e que afetaram as comunidades assessoradas.
Esse diagnóstico identifica e registra dados sobre a população, características sociais, econômicas, culturais e de relação com o meio ambiente. Essas informações são organizadas, analisadas e, depois, serão levadas à Justiça para serem incluídas no processo coletivo para a reparação integral das pessoas atingidas.
Como é feito?
O DFIPA é realizado por uma empresa especializada contratada pelo Instituto, a Civitas Consultoria e Planejamento. A equipe da Civitas aplica um questionário com as famílias que foram afetadas pelo rompimento. Na sequência, as respostas são encaminhadas para o Instituto Guaicuy que faz a análise completa dos dados.
No final de 2020 aconteceu a primeira rodada do DFIPA e uma nova rodada de complementação será realizada em maio de 2021.
Por causa da pandemia de COVID-19 as entrevistas são feitas, preferencialmente, por telefone.