Pompéu é o município com maior número de novos casos na última semana epidemiológica e taxas de ocupação de leitos nas duas áreas são preocupantes; Fiocruz divulgou cartilha com recomendações para o período
O Covid-19 segue em alta em Minas Gerais e nas regiões do baixo Paraopeba e nas proximidades de Três Marias. Nos municípios de Pompeu e Curvelo (área 04) os casos aumentaram em 11% na última semana epidemiológica (13 a 19 de dezembro de 2020), enquanto na região 05 (Felixlândia, Três Marias, Abaeté, Morada Nova de Minas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Biquinhas) o crescimento foi de 14,7%.
O município com maior número de novos casos foi o de Pompéu, com 125 ocorrências na última sema epidemiológica. Além disso, neste período aconteceram 03 das 09 mortes registradas na cidade desde o início da pandemia. A taxa de ocupação dos leitos de saúde pública nas macrorregiões das Áreas 04 e 05 também é preocupante e ultrapassa os 65%. A única exceção é a macrorregião de Abaeté, onde a taxa de ocupação é de 45%.
Confira na galeria abaixo os números de todos os municípios. Também acompanhe o nosso Painel Epidemiológico com todas as atualizações das áreas 04 e 05.
Cuidados importantes
Um final de ano diferente aguarda as famílias nesse final de 2020. A recomendação dos especialistas continua sendo a de que é preciso manter o distanciamento como forma de prevenção ao corona vírus. Para ajudar nesse momento tão delicado, a Fiocruz preparou uma cartilha com orientações importantíssimas para segurança no Natal e Ano Novo.
Onda Amarela
De acordo com o Minas Consciente, programa do governo de Minas Gerais de prevenção e monitoramento do Covid19, todos os dez municípios das regiões assessoradas pelo Instituto Guaicuy seguem na Onda Amarela, na qual são permitidos Serviços não Essenciais sem alto risco de contágio.
O Instituto Guaicuy tem acompanhado de perto o avanço das doenças na região e esses dados são importantíssimos para a tomada de decisões sobre as ações da Assessoria Técnica Independente a serem executadas em campo. O painel de monitoramento é atualizado semanalmente e pode ser conferido aqui. Para a segurança de todos, o instituto segue protocolos de segurança sanitárias que foram definidos de acordo com as orientações dos órgãos competentes.