Caso Brumadinho: conferência de saúde reúne pessoas atingidas pela Vale para discutir os impactos de viver em ambientes contaminados

No próximo sábado (01/04), será realizada a 2ª Conferência Livre de Saúde das Pessoas Atingidas, evento organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB). A atividade contará com a presença de pessoas atingidas da Bacia do Paraopeba e da região da Represa de Três Marias e também do Instituto Guaicuy , Assessoria Técnica Independente (ATI) das regiões 4 (Pompéu e Curvelo) e 5 (região da represa de Três Marias). 

Com o tema “A saúde das pessoas atingidas: viver em ambiente contaminado”, a segunda edição da conferência tem como proposta o compartilhamento de vivências das pessoas atingidas desde o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. O desastre-crime que ocorreu em janeiro de 2019 deixou 272 mortos e prejudicou populações de 26 municípios de Minas Gerais. 

Conferências de saúde

O Guaicuy acompanhou, entre os dias 23 e 24 de março, a 1ª Conferência Livre em Saúde das Pessoas Atingidas da Bacia do Paraopeba. Ela foi promovida pelo Paraopeba Participa, que é uma articulação de pessoas e grupos de atingidos e atingidas da Bacia do Paraopeba. O evento teve como objetivo a elaboração de propostas para o fortalecimento de ações e políticas públicas voltadas para a saúde das pessoas prejudicadas pelo desastre-crime da mineradora Vale.

O encontro também elegeu pessoas atingidas usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais e pesquisadores da saúde como delegados para a Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá entre os dias 29 a 31 de maio de 2023.

O evento que acontecerá no próximo sábado (1/04) é uma preparação para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, programada para os dias 3 a 7 de julho, e que tem como eixos temáticos: 

I. O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II. O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
IV. Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

SERVIÇO:

2ª Conferência Livre de Saúde das Pessoas Atingidas
Local: Escola Municipal Frei Edgard Groot
Endereço: Rua Geraldo José Vieira, 21, Bairro Citrolândia – Betim (MG)
Data: Sábado (01/04)
Horário: 8h às 17h
Entrada gratuita

Conferências de Saúde: importância para estruturação de políticas públicas 

As conferências  de saúde acontecem a cada quatro anos e são convocadas pelo Poder Executivo ou extraordinariamente pelos Conselhos de Saúde ou, ainda, por outras conferências. Essas conferências são reuniões entre profissionais de saúde, gestores e pesquisadores e especialmente usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.

A proposta é promover a participação e controle social nas políticas públicas. Nessas conferências são elaboradas propostas de melhoria ou mudanças das ações do Estado com relação à saúde, tanto em nível municipal, estadual ou federal. 

Conferências municipais e livres de saúde são etapas preparatórias, pois elegem as propostas  que serão levadas às conferências estaduais e para a nacional, assim como, as pessoas que irão participar com voz e voto nessas conferências, que são chamados de delegados.

As conferências de saúde são importantes espaços de participação e controle social, regulamentadas pela Lei n. 8.142, de 28 de novembro de 1990. A participação nas conferências é um exercício da cidadania, pois elas são um espaço para cobrar o direito de acesso a serviços, transporte, lazer, alimentação, água, ambiente saudável, cultura, entre outros. 

Saiba mais:

Audiência Pública debate adoecimento de vítimas de rompimentos de barragens em MG

Dengue, zika e chikungunya são temas do 6º Boletim de Saúde do Guaicuy

Boletim Saúde: confira todas as edições da publicação sobre a saúde das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale

Audiência pública debate saúde das crianças atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui