A rota de distribuição de materiais impressos do Guaicuy iniciou em março de 2023. São 90 pontos que estão espalhados pelas Regiões 4 e 5 e recebem materiais produzidos pela ATI que possibilitam que as pessoas atingidas mantenham-se informadas sobre o processo judicial.
No dia 18/5 começou a ser entregue na rota de distribuição de materiais impressos do Guaicuy a 8ª edição do Boletim Piracema. Este boletim, criado para as pessoas atingidas, tem o objetivo de trazer informações sobre o processo judicial de reparação, incluindo resultados de pesquisas e levantamentos, de compartilhar histórias de vida impactadas pelo rompimento e de apresentar os territórios atingidos.
O 8° Piracema está ainda mais especial! Esta edição pretende aproximar as pessoas e comunidades, contando histórias de vida como a da Dona Lourdes e do Seu Zé, moradores do Pontal do Abaeté (Região 5) e do time Amigos do Baú Futebol Clube, criado por um grupo de moradores de Fazendinhas Baú (Região 4) como alternativa de recreação da comunidade após o rompimento. O Piracema traz ainda as principais informações sobre o Programa de Transferência de Renda, o PTR, e apresenta os 3 Planos de Trabalho do Instituto Guaicuy.
Rotas de Distribuição
As rotas de distribuição das produções impressas do Guaicuy foram criadas em março de 2023 para possibilitar que as pessoas prejudicadas pelo rompimento da Vale tenham sempre à mão informações úteis sobre o processo judicial de reparação. Além do Piracema, outros produtos também serão entregues, como o boletim Travessia, que aborda os impactos dos recentes cortes de orçamento para o trabalho das Assessorias Técnicas Independentes (ATIs).
É importante reforçar que as pessoas atingidas ainda terão acesso aos materiais impressos nas reuniões de comissões, visitas domiciliares ou em outras atividades do Guaicuy.
Atualmente são 90 locais espalhados pelas Regiões 4 e 5. Veja os principais pontos:
*Alguns pontos de distribuição não serão divulgados por serem residências particulares. Essas casas costumam ser pontos de encontros entre a comunidade e o Guaicuy.
Veja em nosso Flickr mais fotos desta e de outras ações do Guaicuy no território assessorado. Clique aqui!