CAMF/PUC Minas informa encerramento das atividades

CAMF/PUC Minas informa encerramento das atividades

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) informa encerramento das atividades como Coordenação de Acompanhamento Metodológico e Finalístico (Camf) no processo de reparação das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. 

A instituição entrou no processo em abril de 2020, a convite das Instituições de Justiça (Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública de Minas Gerais), para acompanhar o trabalho das Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) que atendem as regiões atingidas de Brumadinho até o entorno do reservatório de Três Marias – Instituto Guaicuy, Aedas e Nacab. O encerramento das atividades da Camf/PUC Minas no Projeto Paraopeba seguiu o prazo estipulado no Acordo de Cooperação.  

O acompanhamento da PUC Minas foi essencial para manter o rigor no cumprimento do plano de trabalho e controlar os recursos financeiros. Embora a instituição não esteja mais à frente desta coordenação, afirma sobre a continuidade do compromisso com a causa e ressalta que o trabalho das ATIs não pode parar

Ninon de Miranda, enfermeira do departamento de enfermagem da PUC Minas, relata que “a comunidade acadêmica aprendeu o que as mineradoras têm feito nas nossas Minas Gerais. Estão moendo as montanhas, moendo a vida das pessoas, moendo os sonhos e os projetos. É muito sério”.

No vídeo Roda de Conversa, a enfermeira declara: “a gente fecha o projeto com o sentimento de dever cumprido e o sentimento de que ainda há muito a caminhar”.

Próximos passos

Após fim do prazo estipulado pelo Acordo de Cooperação, as Instituições de Justiça deliberaram pela contratação de nova entidade para executar as tarefas de coordenação metodológica, substituindo a PUC Minas pela Lataci Research Institute, para o desenvolvimento das atividades por 24 meses.

O LATACI Research Institute (LRI) é uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), que irá acompanhar, monitorar e avaliar os planos de trabalhos das assessorias técnicas independentes conforme os termos do Acordo Judicial celebrado em fevereiro de 2021. O objetivo é promover o alinhamento técnico, metodológico e financeiro entre as entidades, visando a transparência e o bom uso dos recursos. 

O Instituto Guaicuy continua ao lado das pessoas atingidas na luta pela reparação integral. Tem alguma dúvida? Fale com a gente pelo (31) 97102-5001.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui