A Onda Roxa se mantém em quase todo o Estado de Minas Gerais até o dia 11 de abril, podendo sofrer novas prorrogações. Confira os dados da situação epidemiológica entre os dias 28 de março e 03 de abril nos municípios do baixo Paraopeba e da região de Três Marias
Das 14 macrorregiões de Minas Gerais, 13 irão permanecer na Onda Roxa do programa Minas Consciente até o dia 11 deste mês, com exceção apenas do Triângulo Norte, que avançou para a Onda Vermelha na última segunda-feira.
Neste sentido, todos os municípios que fazem parte da Onda Roxa continuam classificados como críticos de acordo com a decisão do Comitê Extraordinário Covid-19. As medidas restritivas são essenciais para que o sistema de saúde possa restabelecer sua capacidade para atendimento à população.
Cidades como Felixlândia e Pompéu mantiveram os decretos municipais proibindo a venda e a exposição de bebidas alcoólicas com fechamento também de quadras e praças. Em municípios como Martinho Campos foram instaladas barreiras sanitárias em pontos de acesso à cidade.
Caso você tenha tido algum contato com uma pessoa infectada pela Covid-19, é muito importante respeitar o período de quarentena, pois ajuda a prevenir a propagação da doença quando a pessoa ainda não sabe que está infectada. É fundamental seguir o isolamento de 14 dias, se você:
- Teve contato físico com uma pessoa infectada (abraços ou beijos);
- Esteve a menos de 2 metros de uma pessoa com Covid-19 por um tempo igual ou superior a 15 minutos;
- Cuidou em casa de uma pessoa infectada;
- Compartilhou utensílios de comer ou beber com uma pessoa doente;
- Entrou em contato com gotículas de tosse ou espirro de uma pessoa infectada.
É essencial seguir com as medidas de isolamento e fazendo sempre o uso da máscara e do álcool em gel.
Para saber mais detalhes sobre a situação da pandemia de Covid-19 na sua região, acesse o Painel de Monitoramento Epidemiológico do Guaicuy.