Até 26 de abril, o Instituto Guaicuy encaminhou 162 ofícios, mais da metade cobravam respostas sobre o Pagamento Emergencial

Como forma de manter a participação informada e garantir o acesso à informação dos atingidos e das atingidas pelo rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, o Guaicuy vem encaminhando ofícios para a Vale S/A, Defensoria Pública de Minas Gerais e Ministério Público de Minas Gerais com o objetivo de solicitar respostas às demandas mais urgentes das comunidades. Desde o início das atividades da Assessoria até o fim de abril de 2021, foram 162 ofícios enviados. 

As temáticas solicitadas nos ofícios versam sobre água, demandas que envolvem a criação de animais (silagem, água, ração), pagamento emergencial, instalação de filtros, participação das pessoas atingidas nos atos dos processos, canais de atendimento da empresa ré, entregas de caixas d’água e obras realizadas pela Vale S/A nos territórios. 

Dos 162 ofícios encaminhados, 97 foram respondidos e 65 aguardam respostas. A maioria dos ofícios é enviado à Vale, através do canal da mineradora que recebe as demandas das Assessorias Técnicas Independentes. As demandas são das mais variadas comunidades dos municípios tanto da área 4 (Pompéu e Curvelo) como da área 5 (Abaeté, Biquinhas, Paineiras, Morada Nova de Minas, Martinho Campos, São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia e Três Marias).

O que são os ofícios?

O ofício é uma carta formal destinada a alguma autoridade pública, empresa ou mesmo pessoa física, para solicitar, reivindicar ou comunicar algo. No processo de reparação, eles são ferramentas importantes para registrar solicitações das comunidades e de seus representantes. A partir de demandas apontadas pelas comunidades, o Guaicuy realiza o envio destes documentos, cobrando respostas sobre direitos que estão sendo violados após o rompimento.

A formalização das demandas das pessoas atingidas é uma reafirmação da importância e pertinência das suas reivindicações, que muitas vezes haviam se perdido em desinformação e orientações exclusivamente pela oralidade, sem qualquer tipo de comprovante ou recibo.

Pagamento emergencial e água são as principais demandas

Do total de ofícios encaminhados, uma das demandas mais solicitadas pelas pessoas e comunidades atingidas trata do Pagamento Emergencial, recurso presente apenas na Área 4 (Pompéu e Curvelo).

No total, foram 113 ofícios solicitando respostas das Instituições de Justiça (Ministério Público de Minas Gerais e Defensoria Pública de Minas Gerais) e da Vale S/A. Em segundo lugar, estão as questões relativas à água que juntam 34 ofícios. 

No município de Felixlândia, importante destacar o ofício encaminhado para a Vale S/A a pedido da comunidade de La Poveda referente à instalação de filtros e a água.

Procure o Guaicuy para relatar a sua situação e, se for o melhor encaminhamento enviamos um ofício, solicitando informações ou providências. Entre em contato com Guaicuy: (31) 97102-5001.

Clique aqui e confira o painel atualizado com os ofícios enviados pelo Guaicuy

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