O acolhimento oferecido pelo Guaicuy é uma forma de ampliar a escuta qualificada e compreender melhor os danos que o rompimento da barragem provocou nas comunidades.
O Instituto Guaicuy oferece acolhimento psicossocial, de direitos e agrário para as pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, em Curvelo e Pompéu (área 4) e na bacia do Rio Paraopeba até a região do Lago de Três Marias (área 5).
O acolhimento é uma forma de o Guaicuy ampliar a escuta qualificada e estreitar o vínculo com as pessoas atingidas pelo desastre, partilhando saberes para poder compreender melhor os danos que o rompimento da barragem provocou nas comunidades.
O acolhimento prestado pela Assessoria Técnica Independente inclui:
- orientações jurídicas, com retirada de dúvidas e informações sobre seus direitos individuais e coletivos;
- suporte psicossocial para pessoas que queiram conversar e queiram esclarecimento sobre direitos sociais;
- suporte agrário, onde as pessoas podem conversar sobre danos nas cadeias produtivas tais como na agricultura familiar, na pesca e na segurança alimentar;
Além de escutar de forma qualificada cada pessoa atingida e realizar orientações de forma individualizada para o processo de reparação, as equipes de acolhimento orientam como receber atendimento nos serviços públicos municipais e comunitários (de saúde, assistência social, educação, etc) e outros órgãos públicos competentes.
Como o acolhimento é feito?
O acolhimento ocorre de três formas, sempre seguindo os protocolos de prevenção contra a covid-19:
- De forma presencial, com as unidades móveis, que são as vans do Guaicuy que circulam por diferentes pontos dos territórios atingidos, para chegar em moradoras e moradores de cada comunidade.
- De forma presencial, com visitas domiciliares agendadas a pessoas em situação de vulnerabilidade.
- De forma presencial, na Casa de Acolhimento de Cachoeira do Choro (Curvelo), que funciona em uma sala da Pousada da Ana (entrada independente, na rua de cima).
Endereço: Rua Martinho Maria, 54, Cachoeira Do Choro, Curvelo/MG.
- De forma remota, ou seja, à distância (por telefone, WhatsApp ou videochamada).
Atenção: o agendamento é obrigatório, para evitar aglomerações e seguirmos os protocolos de prevenção contra a covid-19. Em todos os atendimentos é garantida a privacidade e o sigilo das informações.