Organização é formada por trabalhadores qualificados e comprometidos com a defesa da Justiça Socioambiental
No primeiro de maio, é celebrado no Brasil o Dia do Trabalhador, em homenagem aos trabalhadores que são peças fundamentais para o funcionamento de qualquer organização ou empresa. No Instituto Guaicuy isso não poderia ser diferente. Para atuar pela justiça socioambiental e a defesa dos direitos das pessoas atingidas nos casos de crimes e desastres, é preciso contar com uma forte/grande/competente equipe multidisciplinar de profissionais qualificados.
Todos os dias, essas pessoas entregam o melhor de si para garantir que o Guaicuy possa continuar atuando com vigor e capacitação. São cerca de 300 trabalhadores que fazem a engrenagem do Instituto rodar. Eles são divididos entre equipes e coordenações temáticas dedicadas às diferentes funções e objetivos dentro da organização.
Hoje, as coordenações temáticas estabelecidas dentro do Guaicuy são: Jurídica Institucional, Comunicação Estratégica, Gestão da Informação, Gestão e Finanças, Logística, Metodologia e Participação Social, Comunicação de Assessoria Técnica Independente, Direitos dos Atingidos, Saúde e Assistência Social, Agrário, Ambiental, Estudos Econômicos e Pesquisa em Ciências Sociais, além das Coordenações de Campo de Pompéu, Felixlândia e Morada Nova.
Para a criação do Plano de Trabalho de Assessoria Técnica Independente de Antônio Pereira, o Instituto conta com nove profissionais designados para destrinchar quais serão as funções e objetivos do projeto. Cada um deles é responsável por questões relacionadas à áreas como mobilização social, saúde, direito, comunicação, articulação institucional e análise financeira.
Transparência
Todas as contratações e nomeações do Instituto Guaicuy são divulgadas no site do Instituto, dentro da aba “Transparência” na categoria “Portarias”. Os processos seletivos, em sua grande maioria, são feitos por meio de editais, que também são publicados no site. Esses procedimentos são tomados em respeito à sociedade como um todo, mas principalmente às pessoas atingidas assessoras pelos projetos como Assessoria Técnica Independente.
O que faz cada coordenação temática
Conheça as principais atividades e funções de cada equipe do Instituto Guaicuy.
Jurídica Institucional
A equipe é responsável por acompanhar e propor procedimentos normativos e rotinas administrativas, além de acompanhar e emitir parecer sobre os editais, procedimentos de compras e contratação de bens e de serviços e avaliar os aspectos jurídicos das prestações de contas do Instituto. A coordenação Jurídica Institucional também é responsável pela interlocução com outras instituições para a elaboração de termos de projetos e parceria e por cuidar da defesa trabalhista do Guaicuy.
Comunicação Estratégica
A Comunicação Estratégica do Guaicuy tem a missão de estabelecer diálogos com a sociedade e visibilizar as causas às quais se dedica o Instituto. A equipe trabalha criando estratégias de comunicação para promover o debate público pela preservação ambiental e a convivência das pessoas com seu entorno. Também busca criar formas de comunicação entre os profissionais do Guaicuy, para consolidar visões multidisciplinares e participativas.
Ainda tem entre as atribuições a função de consolidar internamente a cultura e identidade organizacional e visibilizar as ações de todos os projetos entre as demais coordenações.
Gestão da Informação
A Coordenação de Tecnologia e Gestão de Informação busca auxiliar todas as equipes do Instituto Guaicuy na criação de soluções para as atividades do dia a dia do trabalho que envolvam os instrumentos tecnológicos. Outra importante função é a de contribuir na estrutura de fluxos de registro, monitoramento e avaliação dos dados que passem por esses instrumentos.
Gestão e Finanças
Essa equipe tem a finalidade de garantir o gerenciamento das ações voltadas para a gestão e finanças do Guaicuy. A coordenação coordena e orienta as atividades de administração do pessoal e desenvolvimento de recursos humanos; aquisição, administração e guarda de material; administração financeira e prestação de contas.
Quando uma organização tem um grande compromisso com a transparência e a prestação de contas, como é o caso do Guaicuy, o trabalho das equipes precisa ser minucioso e baseado na lisura dos atos e processos. Ainda, é função da equipe de Gestão e Finanças realizar diagnósticos relativos à gestão, bem como implantar métodos de simplificação e racionalização de trabalho, novas práticas de gestão e monitoramento, utilizando-se de instrumentos e mecanismos capazes de assegurar interfaces e processos para a constante inovação da gestão e a modernização do Instituto.
Logística
A Logística é uma coordenação estratégica dentro do Guaicuy, pois é a responsável pela capacidade operacional do instituto em campo. A equipe também assume a organização necessária para o transporte, planejamento e apoio às atividades de campo nos territórios das áreas 4 e 5.
Metodologia e Participação Social
Com a missão de incentivar e promover o relacionamento com as pessoas atingidas, essa equipe tem entre as atribuições o planejamento das ações de mobilização social, trabalhando no apoio metodológico das reuniões e também na coleta e sistematização dos dados e informações que são gerados nas discussões dos núcleos comunitários e dos grupos de WhatsApp que são acompanhados institucionalmente pelo Guaicuy. É também essa equipe que realiza o atendimento virtual de pessoas atingidas por telefone e WhatsApp
Comunicação de Assessoria Técnica Independente
Essa equipe tem como principal objetivo o direito à comunicação e participação informada das pessoas atingidas no processo judicial de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Vale na Bacia do Paraopeba e Região de Três Marias. Para isso, realiza processos de comunicação em diversas linguagens, plataformas, suportes e mídias. Os produtos gerados são veiculados por meios próprios (digitais e presenciais) e veículos de imprensa. Por meio de uma comunicação em rede, trabalha para que as pessoas atingidas recebam informações confiáveis e didáticas para conquista de seus direitos.
Direitos dos Atingidos
A coordenação de Direitos das Pessoas Atingidas hoje lida diretamente com as pessoas atingidas no processo de garantia de acesso à informação sobre direitos. A equipe atua com diversas ferramentas para assessorar a comunidade explicando e tirando dúvidas (individual ou coletivamente) sobre o processo coletivo, as medidas emergenciais, o acordo, indenizações e outros. Também elabora ofícios, relatórios técnicos, dossiês denúncia, acompanha visitas, entre outras atividades.
Sob esta coordenação estão as supervisões de Acolhimento de direitos às pessoas atingidas; Populações vulnerabilizadas e medidas emergenciais; Territórios, questão fundiária e acesso à políticas públicas; Educação jurídica popular, matriz de danos e núcleos comunitários e Processo judicial, perícias e direito ambiental.
Saúde e Assistência Social
A equipe tem como atribuição o acompanhamento de atividades referentes às temáticas de conteúdos técnicos da saúde e proteção social, assim como a sistematização, produção e análise de dados para a elaboração da matriz de danos. Em meio à pandemia do covid-19, uma das importantes funções da coordenação de saúde tem sido o acompanhamento da situação semanal da doença nos municípios onde o Guaicuy atua, é por meio desses boletins que as demais equipes planejam as atividades de campo. Além disso, também são produzidos informes externos para as comunidades atingidas.
Ciências Agrárias
Os sistemas agrários são atingidos de forma intensa e difusa nos eventos de grande impacto socioambiental, como foi o caso do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. Por isso, parte das responsabilidades da Coordenação de Ciências Agrárias estão ligadas à identificação dos danos aos sistemas produtivos, seja através das análises de produtos de origem animal e vegetal, do acolhimento às demandas emergenciais envolvendo principalmente a alimentação animal, da pesca e da piscicultura, assim como o monitoramento da segurança alimentar e dos modos de vida das comunidades rurais.
Ambiental
A coordenação Ambiental do Guaicuy tem entre suas atribuições o cuidado com algumas das maiores preocupações das pessoas atingidas, que estão relacionadas com o entendimento técnico sobre a qualidade das águas e dos peixes. A equipe se divide entre as análises bióticas (que cuida dos seres vivos) e abióticas (que cuida das águas, sedimentos, entre outros) para, assim, poder compreender a amplitude de danos ambientais que o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho causou no baixo Paraopeba e no lago de Três Marias
Coordenação de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer
Esta coordenação tem como missão a construção, junto às pessoas atingidas, da Matriz de Danos nas cadeias de valor do Turismo e do Lazer, debruçando-se de maneira especial nos temas Patrimônio Histórico Cultural e práticas esportivas nas comunidades. Ademais, cabe a esta coordenação acompanhar e mediar alguns processos de execução do Acordo firmado entre Estado de Minas Gerais, Vale S.A. e Instituições de Justiça,que foi celebrado no dia 04 de fevereiro de 2021.
Pesquisa em Ciências Sociais
A equipe fornece suporte metodológico para as diferentes áreas que compõem o Instituto Guaicuy com análises quantitativas e qualitativas. Executa atividades de reconhecimento territorial, caracterização sociodemográfica e caracterização de danos. É esta coordenação a responsável pelos projeto de Diagnóstico Familiar e Individual sobre Perdas das Pessoas Atingidas na área 04 e também pela pesquisa de diagnóstico social na Área 05.
Coordenações de Campo (Pompéu, Felixlândia e Morada Nova).
No projeto da ATI Paraopeba, as coordenações de Campo fazem o elo de ligação entre o Instituto Guaicuy e as comunidades. No território, as coordenações de campo são responsáveis por zelar pelo bom funcionamento da infra-estrutura da ATI, bem como a execução dos trabalhos em campo voltados à promoção da participação informada das pessoas e comunidades atingidas no processo de reparação. Nestes, as coordenações de campo estão incumbidas do planejamento executivo e gestão das equipes que acompanham os núcleos comunitários e comissões de atingidos. Além do trabalho de gestão operacional, os coordenadores de campo possuem funções de representação e de interlocução institucional a nível local e regional.