Histórias do Bairro Havaí

Histórias do Bairro Havaí: Instituto Guaicuy lança nova série sobre o Bairro Havaí. Confira toda quarta-feira no site e nas redes sociais.

O Bairro Havaí possui uma riqueza ambiental imensa devido a sua vegetação de transição entre cerrado e mata atlântica, além de ser o lar de muitas nascentes de água. Porém, registram-se também ameaças sobre esses recursos naturais, devido a interesses econômicos, falta de educação ambiental de moradores e visitantes e a ausência de políticas  para a preservação do local.

Assim, o Instituto Guaicuy, que acompanha desde o começo do ano as movimentações dos moradores e moradoras do bairro, lança Histórias do bairro Havaí, uma série de produções para conhecer a situação do lugar e refletir sobre o que pode ser feito.

Dessa forma, a série tem o objetivo de registrar toda essa articulação e jogar luz à Mata do Havaí. Serão abordados, ao decorrer dos capítulos, a questão do lixo na encosta e a situação das nascentes com o lançamento de esgoto, o Movimento SOS Mata do Havaí e as delicadezas que envolvem o projeto que pretende construir um condomínio em uma parte da mata.

Não deixe de acompanhar: Cada quarta-feira um tema diferente no nosso site e nas redes sociais.

Bairro Havaí: Entenda

Em 2020, os moradores e moradoras da Bairro Havaí sofreram com um deslizamento que soterrou nascentes e destruiu uma casa. Além disso, este ano, a população ainda continua sofrendo com o medo de novos deslizamentos.

Além do medo trago pela chuva, o local sofreu algumas queimadas este ano. Assim, os moradores reivindicam que a prefeitura de Belo Horizonte se comprometa em pensar alternativas para evitar os problemas e proteger a região. A Mata da Represa, localizada no bairro e apelidada de Mata do Havaí, é um dos últimos refúgios verdes da capital mineira.

Dessa forma, a redução da cobertura vegetal nativa em função das diversas intervenções e da expansão da urbanização têm gerado, não sem surpresa, o aumento do número de desastres naturais envolvendo enchentes e inundações na região nos últimos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui