São várias as comunidades assessoradas pelo Instituto Guaicuy na Bacia do Paraopeba e na região da Represa de Três Marias.
Estas comunidades foram atingidas e/ou prejudicadas pelo rompimento da barragem da Vale em janeiro de 2019, que teve seu epicentro em Brumadinho.
A seguir, você confere o mapa com todas essas localidades indicadas. Veja!
As divisões regionais das ATIs
O processo judicial que determinou as instituições que fariam as Assessorias Técnicas Independentes foi feito com base na divisão das localidades atendidas em áreas.
No total, foram cinco áreas, sendo que o Guaicuy foi escolhido pelas próprias comunidades para atuar junto a elas nas chamadas área 4 e 5.
A área 4 é composta pelas comunidades que ficam nos municípios de Curvelo e Pompéu. São as últimas banhadas pelo rio Paraopeba.
Já a área 5 é dividida entre leste e oeste das comunidades que ficam no entorno do Lago de Três Marias.
A 5 leste é composta pelos municípios de Felixlândia, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias.
Já a 5 oeste é a área com maior número de municípios assessorados pelo Guaicuy: Abaeté, Biquinhas, Martinho Campos, Morada Nova de Minas e Paineiras.
No total, o Guaicuy assessora 10 municípios atingidos e/ou prejudicados pelo rompimento da barragem da Vale. São dezenas de comunidades espalhadas em cada um desse locais, todas com a participação ativa das equipes técnicas do Instituto.
Para saber mais sobre a atuação do Guaicuy nas comunidades, entre em contato conosco pelo telefone: (31) 9 7102 5001.