Baixo Paraopeba e região do Lago de Três Marias seguem na Onda Verde

Avaliação desta semana indica que as macrorregiões de saúde das áreas assessoradas pelo Guaicuy no baixo Paraopeba e região do Lago de Três Marias seguem na Onda Verde do plano Minas Consciente. Entenda os dados entre os dias 08 a 14 de agosto. 

Nesta semana, dois dos dez municípios assessorados pelo Guaicuy no baixo Paraopeba e na região da represa de Três Marias apresentaram aumento no número de casos positivos notificados em relação ao levantamento anterior. São Gonçalo do Abaeté com 13 casos, 11 a mais que o último registro e Biquinhas, com 10 casos, nove a mais que na semana anterior. 

Entenda as classificações dos municípios do baixo Paraopeba e região do Lago de Três Marias

As orientações do Minas Consciente desta semana indicaram que todas as macrorregiões das cidades assessoradas pelo Guaicuy no baixo Paraopeba e região do reservatório de Três Marias seguem classificadas dentro da Onda Verde. 

Porém, dentro do mesmo programa, as classificações também são feitas de acordo com as microrregiões de saúde e, neste caso, a avaliação indica que a microrregião de Sete Lagoas (Biquinhas, Abaeté, Paineiras, Morada Nova e Pompéu) e de Patos de Minas (são Gonçalo do Abaeté) estão classificadas na Onda Amarela. 

Isso quer dizer que cabe aos municípios avaliarem a situação. O mesmo acontece com a cidade de Abaeté, que segue cumprindo as medidas da Onda Vermelha, de acordo com decreto municipal publicado no dia 30 de julho. 

Cuidados em tempos de pandemia para pessoas que já receberam transplante de órgãos 

As pessoas que já passaram por um transplante, ou seja, que receberam um órgão de um doador ou doadora, precisam tomar alguns medicamentos que diminuem a defesa do corpo para evitar que o próprio sistema de defesa ataque o órgão transplantado. 

São remédios conhecidos como imunossupressores, por isso, as pessoas são conhecidas como imunossupressoras e são consideradas imunocomprometidas. Cerca de 3% da população adulta atualmente tem imunocomprometimento severo ou moderado e são especialmente vulneráveis à Covid-19. 

Alguns estudos indicam que as pessoas imunocomprometidas nem sempre desenvolvem o mesmo nível de imunidade após a vacinação se comparadas às pessoas que não têm imunocomprometimento.

Por isso é tão importante que as pessoas que já passaram pelo transplante mantenham a rotina, tomando os remédios e garantindo a saúde do corpo e do órgão transplantado. 

Para se proteger ainda mais, mantenha as medidas de prevenção como o uso da máscara bem ajustada ao rosto, lavagem das mãos com frequência e distância de pelo menos 1,5 metro de outras pessoas. 

Baixo Paraopeba e região do Lago de Três Marias seguem na Onda Verde. Quer saber mais? Veja os demais conteúdos do nosso boletim Covid-19 ou acesse o painel de monitoramento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui