De acordo com o último registro do programa, as macrorregiões dos municípios assessorados pelo Guaicuy no baixo Paraopeba e região do reservatório de Três Marias se enquadram agora no período de restrições da Onda Verde do programa. Veja os números desta semana entre os dias de 01 a 07 de agosto.
Nesta semana, com exceção do município de Abaeté que segue cumprindo as medidas de restrições da Onda Vermelha, todos as demais cidades* agora se enquadram nas medidas da Onda Verde do plano Minas Consciente.
Em nova avaliação, três municípios apresentaram aumento nos casos positivos para Covid-19 se comparados à semana anterior, são eles: Abaeté, Martinho Campos e Felixlândia. Com destaque para Abaeté com 46 casos, 22 a mais que o registro anterior.
*Pompéu, Curvelo, Paineiras, Biquinhas, Martinho Campos, Felixlândia, Morada Nova de Minas, Três Marias e São Gonçalo do Abaeté.
Onda Verde: confira o andamento da vacinação contra a Covid-19 em alguns municípios
- Abaeté: Vacinação para pessoas de 40 a 41 anos e grupos prioritários;
- Três Marias: Vacinação para pessoas de 33 a 34 anos e grupos prioritários;
- São Gonçalo do Abaeté: Vacinação em pessoas de 25 anos ou mais e grupos prioritários;
- Morada Nova: Vacinação para pessoas de 32 a 39 anos e grupos prioritários;
- Curvelo: Vacinação em pessoas de 31 e 32 anos e grupos prioritários;
- Paineiras: Vacinação de pessoas com 40 pessoas ou mais e grupos prioritários.
Cuidados para a volta às aulas nas escolas estaduais
Embora as crianças possam ser infectadas e adoecerem por Covid-19, a maior parte delas ou são assintomáticas (não apresentam sintomas) ou apresentam de formas leves. Devido ao próprio sistema de defesa do corpo elas tendem a adoecer muito menos pela Covid se comparadas a pessoas adultas.
Bebês menores de um ano e crianças com certas condições médicas podem ter a maior probabilidade de desenvolver doenças graves causadas por Covid-19. Veja algumas dessas condições que podem desencadear sintomas graves: doenças genéticas, cardiopatia congênita (desde o nascimento), anemia falciforme, obesidade, diabetes, doença renal crônica, asma e outras doenças do pulmão e imunidade baixa.
Mas atenção! Crianças com sintomas não devem ir para a escola, isso ajuda a proteger outras crianças e seus familiares. Os sintomas desenvolvidos por crianças maiores são muito parecidos com o de pessoas adultas, já os bebês podem apresentar dificuldade para mamar ou ficam mais quietos.
Além disso, é importante lembrar que toda criança maior de dois anos deve manter as medidas de prevenção como o uso da máscara, a lavagem constante das mãos dentro das escolas e manter o distanciamento de outras crianças.
Porém, para aquelas que não conseguem retirar as máscaras sozinhas o indicado é que não usem pelo risco de asfixia.
É muito importante que os pais, mães e as pessoas responsáveis pelas crianças estejam atentos e conheçam os protocolos escolares para o retorno seguro às aulas para proteger as crianças e toda família.
E fique atento! Mesmo na Onda Verde é fundamental que as medidas de prevenção sejam mantidas como lavar as mãos com frequência, manter o distanciamento social e usar sempre a máscara.
Quer saber mais? Acesse outros conteúdos sobre o boletim epidemiológico ou veja o nosso painel de monitoramento.