Nesta terça-feira (19), chegaram às primeiras vacinas contra o coronavírius às regiões do baixo Paraopeba e de Três Marias. A medida em que as comunidades começam a ser imunizadas, acende na população a esperança de uma solução para a cura que parou o mundo em 2020. No entanto, ainda é imprescindível manter os cuidados com higienização e distanciamento social.
A vacina é uma vitória da ciência, do Sistema Único de Saúde e de todo o povo brasileiro, mas ainda é em quantidade insuficiente para gerar uma barreira imunológica contra o vírus no país. Nas áreas 04* e 05** das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, os casos de coronavírus seguem aumentando e Minas Gerais continua batendo recordes de contaminação.
Além disso, assim como na última semana, 09 dos 10 municípios das regiões seguem na Onda Vermelha do Minas Consciente. Destaca-se, também, a situação da cidade de Curvelo, que registrou 109 novos casos e 08 óbitos na última semana. A taxa de mortalidade do município (2,96%) é muito maior do que a do estado (2,1%) e, desde o início da pandemia, faleceram 57 pessoas, entre 1928 casos.
*Área 04: Pompéu e Curvelo
**Área 05: Felixlândia, Três Marias, Abaeté, Morada Nova de Minas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Biquinhas