Programa de controle do governo estadual estabelece que apenas serviços essenciais funcionem em 09 dos 10 municípios das Regiões 04* e 05**
Levando em conta a alta de transmissão das últimas semanas e a tensão sobre a ocupação dos leitos hospitalares da região, apenas os serviços essenciais estão autorizados a funcionar na maioria dos municípios do Baixo Paraopeba e das comunidades da região de Três Marias. Apenas em Martinho Campos a Onda Verde permite o funcionamento de serviços não essenciais de alto risco de contágio.
Durante a última semana epidemiológica (03 a 09 de Janeiro/2021), na região 05 (Felixlândia, Três Marias, Abaeté, Morada Nova de Minas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Biquinhas), o aumento nos casos confirmados de covid-19 foi de 9,5%, com 151 novas ocorrências. Já na área 04, foram 185 confirmações da doença, um aumento de 7% em relação à semana epidemiológica anterior. Com o recesso de final de ano e a transição governamental das prefeituras e das câmaras de vereadores, é possível que esses números ainda estejam subnotificados.
A maior incidência de novos casos da última semana aconteceu em Curvelo, que registrou 96 novos casos e 08 óbitos. Ao todo, a cidade já teve 1819 casos de coronavírus e 49 óbitos. Em Pompéu, foram 89 casos na última semana. Eles representam quase 9% do total de 1006 registros desde o início da pandemia. Dos 15 óbitos de Pompéu, 02 aconteceram na última semana.
Na área 05, embora os números absolutos sejam menos alarmantes, a velocidade do crescimento é preocupante. Em Paineiras, por exemplo, 51% dos casos foram registrados na última semana. Enquanto desde março os registros totais são de 47 casos, 24 foram oficializados na última semana. Esse salto também poderia ser explicado por uma possível retenção de dados em dezembro, com muitas notificações de uma só vez.
*Área 04: Pompéu e Curvelo
**Área 05: Felixlândia, Três Marias, Abaeté, Morada Nova de Minas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Biquinhas