Na tarde desta segunda-feira (07), foi realizada a segunda reunião na Câmara dos Deputados em Brasília sobre acordo entre Vale, Governo de MG e Instituições de Justiça. A reunião é realizada pela Comissão Externa da Câmara Federal destinada a acompanhar e fiscalizar a negociação do acordo.
A primeira reunião na Câmara aconteceu na semana passada com a participação de pessoas atingidas de todas as regiões da Bacia do Paraopeba denunciando a falta de participação e de transparência nas negociações.
Desta vez, além de pessoas atingidas, das Assessorias Técnicas Independentes (Guaicuy, Aedas e Nacab) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), também foram convidados representantes da mineradora e dos órgãos envolvidos no acordo. A Vale se recusou a participar da reunião e discutir sobre o acordo com a sociedade.
O Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Alexandre Levy Reis, participou em nome do Estado de Minas Gerais. Representantes do Ministério Público Federal, Defensoria Pública e Ministério Público do Trabalho também estiveram na reunião.
Participaram os deputados federais Rogério Correia, relator da Comissão, Áurea Carolina, Padre João e Vilson da Fetaemg. A deputada estadual Beatriz Cerqueira e o prefeito de Brumadinho, Avimar Barcelos (Neném da Asa) também estiveram presentes.