Com o objetivo de ampliar o acesso às informações sobre o processo judicial de reparação, o Instituto Guaicuy, começou a executar a rota de distribuição de materiais impressos nas comunidades e municípios prejudicados pelo rompimento.
Desde o dia 9/3, trabalhadores do Instituto Guaicuy têm empenhado forças para distribuir os materiais produzidos pela Assessoria Técnica Independente (ATI) nos territórios atendidos. Ao todo, são 90 pontos de distribuição em locais públicos, comerciais e residências, espalhados pelas Áreas 4 e 5.
O primeiro produto que será deixado nos pontos de apoio é a 7ª Edição do Boletim Piracema. Este material informativo produzido pelo Instituto traz informações sobre o andamento do Acordo e do processo judicial de reparação, aborda questões técnicas e resultados de pesquisas e levantamentos realizados pelo Guaicuy, além de apresentar histórias de vida de pessoas prejudicadas pelo rompimento da Vale.
É importante lembrar que as pessoas atingidas ainda terão acesso aos materiais impressos nas reuniões de comissões, visitas domiciliares ou em outras atividades do Guaicuy. Estes pontos de distribuição são mais uma maneira de possibilitar que as pessoas prejudicadas pelo rompimento da barragem da Vale tenham pleno acesso à informação sobre o processo de reparação.
Além do Piracema, em breve outros materiais que são produzidos pela equipe do Instituto estarão disponíveis nos pontos de entrega. O Guaicuy estima que até sábado (18/3), 90% dos pontos de distribuição já terão recebido os materiais.
Boletim Piracema 7ª Edição
Os assuntos abordados na última edição do Piracema, que está sendo distribuído nas comunidades, são as indenizações individuais, a participação popular, os Fóruns Regionais e o Plano de Reparação Socioambiental. O Boletim também traz atualizações sobre a entidade gestora de parte dos recursos do Anexo 1.1, que trata de Projetos de Demandas das Comunidades.
Além da versão impressa a ser distribuída, a versão online do Piracema pode ser acessada no site do Guaicuy.
Acesse o Flickr do Guaicuy e veja as fotos da distribuição da 7ª Edição do Piracema.