No mês das mulheres, Guaicuy lança documentário gravado com pescadoras atingidas pelo rompimento da barragem da Vale

“Entranhando Lutas – Pescadoras de Morada Nova de Minas buscam reparação” mostra relatos sobre danos que o desastre-crime da Vale provocou na vida das mulheres

Armar a rede, pescar o sustento, limpar o peixe, vender na feira. E ainda cuidar das crianças, da casa, da família e da luta por direitos. Quem cuida de quem cuida?

Neste mês da mulher, apresentamos o documentário “Entranhando Lutas – Pescadoras de Morada Nova de Minas buscam reparação”, gravado com mulheres de Morada Nova de Minas (MG) que foram atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.

O desastre-crime da mineradora afetou 26 municípios de Minas Gerais. E a população de Morada Nova de Minas presenciou a queda na venda de peixes, a queda do turismo e dificuldade para sobreviver sem poder mais contar com as águas que antes lhes davam vida.

No documentário, elas narram as dificuldades do trabalho com a pesca e comentam sobre a sobrecarga que vivem no dia a dia, com jornadas triplas ou intermináveis de trabalho. Não são somente guerreiras, são sobreviventes, na busca de dias melhores.

Neste mês, e em todos os outros, honramos a luta das mulheres e desejamos a elas um mundo mais leve, com equidade e direitos garantidos. E fazemos coro à fala das pescadoras de Morada Nova de Minas, que cobram consciência social e ambiental de todas, todes e todos para que possamos, coletivamente, garantir a vida e o sustento para seus filhos de hoje e também para as próximas gerações.

Assista:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui