Nota do Instituto Guaicuy sobre a eleição do novo Conselho Estadual de Recursos Hídricos

O Instituto Guaicuy sempre participou de forma ativa do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), provocando este conselho a refletir sobre temas controversos a respeito da gestão das águas em Minas Gerais, em especial, na defesa e fortalecimento dos comitês de bacia hidrográfica.

Infelizmente, por decisão monocrática da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), foi imposta uma nova estruturação do conselho com a qual não concordamos. Nem mesmo a atual gestão do conselho foi ouvida.

Nesse novo formato, apesar de haver chamada para um processo eleitoral – um verniz democrático –, a palavra final na escolha dos membros será da responsável pela pasta de meio ambiente do governo, Marília Carvalho de Melo, que por extensão preside o CERH. Trata-se de um processo que não condiz com a história democrática da política ambiental de Minas, especialmente deste conselho.

Sendo assim, para sermos coerentes e não coniventes, não participaremos do processo para a escolha de novos membros do conselho, em repúdio à nova estruturação.

Lamentamos profundamente o retrocesso imposto.

Belo Horizonte, 20 de agosto de 2022

Procópio de Castro, presidente do Instituto Guaicuy

Marcus Vinícius Polignano, diretor do Instituto Guaicuy

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui