“Não sou muito boa com as palavras, sou melhor com ações”, assim a liderança comunitária, Luara Cristina Rodrigues, abriu a ação socioambiental na Ilha do Mangabal, município de Felixlândia, no último final de semana, 04 e 05 de dezembro. O Instituto Guaicuy foi convidado a participar do evento que tinha como objetivo o plantio de árvores e coleta de lixo na orla da represa. A ação faz parte do projeto Preservar é Preciso.
O projeto é organizado em parceria por entidades da sociedade civil como a Associação de Proprietários de Lotes da Ilha do Mangabal (Aplim), Associação de Caiaqueiros e o Clube Lions de Três Marias.
Segundo Luara, a ação deve trazer impactos positivos. “Eu espero que transforme Mangabal, dê mais cor e mais vida e que as pessoas se conscientizem mais. Espero também que as outras comunidades tomem como exemplo para fazer ações parecidas, pois nós unidos conseguimos alcançar frutos muito bons para nossas comunidades”, conta.
A ação planejou o plantio de mais de 250 mudas de árvores, dentre elas manga, mangaba, angá, ipês de várias cores, abacateiro, tomate chinês, dentre outros.
Ação socioambiental fortalece a luta por direitos e a defesa da vida
Para o coordenador de campo, Hélio Sato, a participação no evento é importante para manter o horizonte do Guaicuy fortalecido. “Essa ação ambiental remonta a origem do Guaicuy que é o Projeto Manuelzão que entende que cuidar do meio ambiente também engloba a saúde das pessoas, pois a natureza e o ser humano são um sistema só”, afirma.
Enquanto Assessoria Técnica Indepente (ATI) a presença no evento também fortalece os vínculos entre os diferentes atores na busca pela reparação integral tanto das comunidades como dos municípios. “É muito rico fazer essas interações pois estamos aqui também para contribuir com os municípios”, afirma Sato.
Presente no evento, o prefeito de Felixlândia, Nonô Carvalho, destacou a importância das organizações da sociedade civil estarem juntas na preservação ambiental. “Quando temos ações que pautam os recursos hídricos estamos prevenindo a água e a vida”, afirma o prefeito.
Hélio também ressalta a importância dos interesses comunitários. ”Todo tipo de organização que a gente possa fomentar é válido, pois esse tipo de movimentação gera união e força na luta por direitos”, conclui.
Confira imagens do evento